sexta-feira, janeiro 13, 2006

 

Teologia da Treta


Como despretensioso ques este blog pretende ser, estava aqui com uma dúvida de tipo determinista...

Será que quando afixo um post, tenho uma iniciativa original?
Ou será que a minha iniciativa estava já ditada pela "Providência"? Que por ter este nome antes me distribuiu a vontade, a intenção e os meios para que a sua vontade se concretizasse?...

É certo que nunca me passaria pela cabeça que a "Providência" incluísse (sequer em plano secundário) os meus blogs num plano supremo final para a Humanidade, ...mas mantenho a dúvida.

Ou será que, apesar de se lhe chamar "Providência", mais do que manipular e puxar os cordelinhos de um round combinado, há uma "Previdência", no sentido em que uma consciência superior consegue antecipar os meus actos (sim, se até eu consigo antecipar muitos dos actos dos que me rodeiam!...)?

Ora aqui está uma bela teologia à pressão - que vale tanto como qualquer outra...
E podíamos ficar aqui o dia todo, mas como este não é um blog profissional, tenho mais que fazer.

Certo, certinho, é que ao manter as minhas perspectivas em aberto vivo menos rancoroso, azedo e fragilizado que quem se julga manipulado na sua vida por uma força esmagadora a que não adianta resistir, e menos petulante, soberbo e temeroso que quem rejeita qualquer princípio que ameace a blindagem do seu edifício racional, qualquer realidade mais conceptual, que não possa agarrar com as mãos, matar e comer à mesa do sedentarismo iluminista.

E a todos, um grande Random Precision...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?