domingo, março 05, 2006

 

A Inquisicinha

É o DIABO isto das verdades.

O que é verdade hoje não é amanhã, o que é verdade aqui não é ali, o que é verdade para mim não é para outro, etc...

E é um espectáculo lamentável e medíocre a imposição à marreta das verdadezinhas PARCIAIS-CONCRETAS-DATADAS-LOCALIZADAS, que toda a gente supostamente tem de manjar ou sequer aceitar como válidas.

Anda por aí muita gente a encanar a perna à rã e a furtar-se ao trabalhinho mental suado e formigueiro de reflectir a sério sobre o que anda cá a fazer e a sua responsabilidade pessoal em CONSTRUIR MUNDO já que cá anda a ocupar espaço.

Claro que o mais fácil é sempre meter uma mistela no microondas mental, papar o produto à colherada e arrotar enfartado no fim. Ponto. Já 'tá...
Eleger em paranóia um símbolo dos males do mundo, fixar-se alucinadamente nele e gastar aí toda a sua energia.
Replicar maquinalmente uns lugares-comuns alheios pouco ORIGINAIS sobre a perdição do mundo, gritar uns slogans puídos nas juntas de muito uso sem muda, montar comboiozinhos de sílabas ceguinhas de veneno mesquinho e biliar... esterilmente.
Claro que é o mais fácil.

Trabalhoso e honesto seria reconhecer que o (latu sensu) "dilema Religião-Ciência" ficou no século XIX, desde quando este "dilema fundamental" é mero jogo floral, traduzindo-se hoje a sua pateta insistência na referida encanação do membro do batráqueo, como forma de não se dar ao trabalho de pensar...

As Inquisições de hoje, as que interessa discutir sem engonha são outras.
Como a Inquisicinha Histórica.

É hoje possível (e se não acreditam vão confirmar!!! ) que num País europeu evoluído um homem seja confrontado pela Lei por num episódio de há 15 anos atrás (sim, QUINZE ANOS) ter tido a ousadia de contestar a Doutrina Histórica Vigente sobre dado acontecimento.

Estas são as Inquisições de hoje. Possam elas ser ou não Inquisicinhas ridículas.
As Inquisições de uma mentalidade ocidental eugénica, asséptica e céptica, etnocêntrica e opulenta, humanicista e decadente.

O DIABO é que os críticos mais virtuosos dos quintais dos "Inquisidores", são exactamente os melhores espécimes da Inquisição Politicamente-Correcta, balofa, cómoda e conformada.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?