segunda-feira, março 06, 2006

 

Michelangelo Buonarroti


Ora, assinalando UMA EFEMÉRIDE A SÉRIO, celebramos o aniversário do nascimento de Michelangelo (não confundir com o gajo dos Delfins!!) di Lodovico Buonarroti Simoni.

Nascido em Caprese, Toscânia, a 6 de Março de 1475 foi um pintor, escultor, poeta e arquitecto renascentista italiano.

É famoso principalmente pela criação dos frescos do tecto da Capela Sistina, um dos trabalhos mais extraordinários da arte Ocidental, e também do O Último Julgamento sobre o altar e do Martírio de São Pedro e Conversão de São Paulo na Capela Paolina do Vaticano.

Entre as suas muitas esculturas, contam-se a Pietà e o David, sublimes obras-primas, bem como os seus Baco, Moisés, Raquel, Léa e membros da família Medici. Foi também ele a conceber a cúpula da Basílica de São Pedro em Roma.




Seu pai, Lodovico, era magistrado em Caprese, mas Michelangelo cresceu em Florença e mais tarde viveu com um escultor e sua esposa na cidade de Settignano, onde seu pai tinha uma mina de mármore e uma pequena fazenda.

Contra a vontade de seu pai, Michelangelo escolheu ser aprendiz de Domenico Ghirlandaio três anos começando em 1488. Impressionado, Domenico recomendou-o para Florença para estudar com Lorenzo de Médici. De 1490 a 1492, Michelangelo frequentou a sua escola.

Após a morte de Lorenzo de Médici, em 1492, Piero de Médici (filho mais velho de Lorenzo e novo chefe da família) recusou-se a suportar o trabalho artístico de Michelangelo. Sob pressão, Michelangelo decide sair de Florença e vai para Bolonha três anos.

Logo depois, o Cardeal San Giorgio comprou a obra de Michelangelo em mármore Cupido e decidiu chamá-lo a Roma em 1496. Influenciado pela antiguidade de Roma, produziu Baco e Pietà.

Quatro anos mais tarde, Michelangelo retornou a Florença, onde ele produziu seu mais famoso trabalho: David. Ele também pintou a Sagrada Família da Tribuna.

Michelangelo foi convocado novamente a Roma em 1503 pelo recém-designado Papa Júlio II e foi comissionado para construir a tumba papal. Entretanto, durante a patronagem de Julius II, Michelangelo tinha constantemente que interromper seu trabalho para fazer outras numerosas tarefas. A mais famosa é a pintura monumental do tecto da Capela Sistina no Vaticano, que levou quatro anos (1508 – 1512).
Por essa e outras interrupções, Michelangelo trabalharia na tumba 40 anos sem nunca a terminar.

Em 1526, os cidadãos de Florença, encorajados pelo saque de Roma, expulsaram os Médici e restauraram a república. Michelangelo voltou para sua amada Florença para ajudar a construir as fortificações da cidade de 1528 a 1529. A cidade caiu em 1530 e os Médicis voltaram ao poder.

A pintura de O Último Julgamento, na janela do Altar da capela Sistina foi comissionado pelo Papa Paulo III, e Michelangelo trabalhou nele de 1534 a 1541. Então, em 1547, Michelangelo foi apontado como arquiteto da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Anos mais tarde, em 18 de Fevereiro de 1564, Michelangelo morre em Roma aos 89 anos de idade, constando por aí que tinha um grande sentido de humor.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?