segunda-feira, março 06, 2006

 

O Choque Farmacológico

Com tanta pompa quanto a possível, lá foi o Sr. Primeiro-Ministro, Engº José Sócrates, assinalar o primeiro aninho da venda de medicamentos fora das farmácias.
Do evento deram notícia os media, ainda que (parece) falhando o local visitado!

Parece que está a ser uma maravilha.
As farmácias não estão tão zangadas como parecia, não está a haver tanta barraca com a compra de medicamentos "à la hipermercado" como poderia, alguns preços desceram como se previa... uma maravilha!

Já para não falar no aspecto ludico-cultural que tem esta descentralização farmacológica.
Quem vá ao site do INFARMED consultar a cornucópia de medicamentos à disposição do esclarecido consumidor português no hiper, fica esclarecido.

É ver as famílias inteiras a romar para as parafarmácias do País, a perpetuar a tradição de gerações ao comprar caixinhas de: Hirudoid, Melhoral, Betadine, Vicks Vaporub, Rennie, Euphon, Ilvico N, Calicida Indiano, Tantum Verde, Vomidrine, e tantas outras memórias tomadas em dose diária...

Ou a tomar conhecimento com novas usanças e novas culturas.
O mundo está repleto de Vibrocil, Benetussin, Pepsamar, Miodec, Forlax, Enjomi, Xarope de Maçãs Reinetas, Pantadolor, etc., prontos a explorar.

Não esquecendo a dimensão de divertimento familiar bem popularucho que estas visitas encerram.
Tais álbuns do Quim Barreiros, os novos espaços farmacêuticos são oásis de reinação no monótono deserto do dia-a-dia!
Quem experimenta Rectopulmo, Mucorespiral, Laxodal, Deflatine, Perdolan Mono, Verolax, Replens (creme vaginal!), Algina, Cligellax, Levonelle, Handscrub (e como é importante a Língua Inglesa!), Enema Fleet (importantíssima...), Gastrobário Coloidal, Totaforte, Picolax, Gretalvite, Rosalgin, Stimulex, Tussilene, ...enfim, não esquece.

Claro que há sempre os que acusam o poder governativo de andar a brincar às casinhas sem resolver os problemas farmacêuticos de crianças, idosos, doentes crónicos, agudos e quejandos, que cada vez vêem mais Braga por um canudo.

Mas esses que tomem um Guronsan ou umas Bisodol, que também se lá vendem.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?