domingo, abril 23, 2006

 

Comoção Coltural

Alguém que tenha uma ponta de humanidade e espírito cultural não ficou indiferente ao raid da Srª Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima a dois serviços pediátricos hospitalares no Dia do Livro.

Contudo, o motivo das visitas ficou carecido de esclarecimento...

A Srª Ministra foi aos hospitais "promover o livro e a leitura junto de crianças hospitalizadas".

Não se percebeu se as "crianças hospitalizadas" (que o são, espera-se sempre, só por meras horas ou dias) têm por princípio algo diferente das outras: se menores recursos económicos ou culturais, se uma menor escolarização ou se menos hábitos de leitura!...
Algo que preocupasse tanto um Ministério que justificava uma "acção de rua" da tão sempre ocupada Srª Ministra da Cultura junto deste "tipo de crianças carecidas de ler".

Devendo haver outra explicação, foi a Srª Ministra da Cultura àqueles hospitais "assinalar o Dia Mundial do Livro"?

Não se percebeu se os hospitais são por excelência locais propícios à leitura ou com um simbolismo literário que escapa à maior parte das pessoas.
...Ou se terá a Srª Ministra apanhado o que estava à mão, num estuporado dum Dia do Livro que calhou ao Domingo não havendo portanto outras criancinhas para chatear, nem em escolas, nem em bibliotecas, ...?

Haveria sempre a possibilidade de justificar a deslocação da Srª Ministra com a "doação de títulos de literatura infanto-juvenil a unidades de Pediatria"...
Mas não podemos crer que este Governo decida casuisticamente! É que a Srª Ministra não foi senão distribuir 200 livros, numa manhã de "trabalho", por dois sítios por onde por acaso passou.
Se tal acontecesse pareceria que a Srª Ministra andava com aqueles livros na bagageira e teve ali uma oportunidade de os despachar! - não pode ser.

Permanecem portanto as dúvidas.

Certo é que quem faz o bem não receia crítica.
A atestá-lo, esteve o comunicado prévio do MC aos media, adiantando a visita mas também a dádiva que haveria de ser feita; notícia por antecipação, aliás, que os media obedientes se deram ao luxo de reproduzir exactamente nesses termos, pondo-nos a Cultura à frente a cano de revólver!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?