quarta-feira, abril 19, 2006

 

Falta de Educação

Portugal poderia não ter o que têm os Países normais porque é caro.
O que é mais grave é não ter o que está ao alcance de qualquer um e ainda assim... nem por isso.

Por exemplo, a Educação.
Dito de outra forma, um Ministério da Educação de jeito que oriente decentemente a formação do País futuro.

Já não falo da forma cavalar como o ME tem introduzido alterações ao Ensino mandadas sobre as escolas sem anestesia, à revelia de quem lá está e por lá anda, num timing que só o ME percebe... (Deseducadamente, portanto.)
[Quem tenha PROFESSORES NA FAMÍLIA pergunte-lhes lá como é!]

Falo do tempo, energia e meios que o Ministério da Educação desbarata (sem modos nem asseio) a engendrar e propagandear tretas sobre uma educação que toda a gente sabe que assim não vai lá.

É giro que se pretenda socorrer os espoliados portugueses no custo excessivo dos materiais escolares, introduzindo por isso medidas de trocas de manuais que o desagravam.
Mas é deseducado, à vista de todos, fingir que a Educação Obrigatória não tem OBRIGAÇÃO DE SER GRATUITA, brincando com a tropa e chamando-nos estúpidos.
Ou fingir que adianta alguma coisa um manual andar em bolandas de pai para filho quando a lógica dos manuais é a da compra-desgaste-descarte pela forma como estão concebidos e são utilizados, não tendo havido ainda uma palavra sobre isso.

É giro a Srª Ministra da Educação, sem grandes maneiras, pretender ser a senhora mais honrada, falando da seriedade e transparência da nova maneira de se escolher manuais, havendo agora uma certificação prévia por "comissões".
Mas segundo procurei saber como nunca houve essas "comissões", eram as escolas que analizavam os manuais antes de os escolher, dando conta das suas análises ao ME... Agora, vão duplicar trabalho ou vão escolher sem dar contas?

Seria giro, se não fosse mal-criado, um Ministério da Educação continuar no terceiro período(!) a introduzir avarias num Ano lectivo em curso.
Parece que uma resma de professores previamente deslocados de escolas com autorização DESTE Ministério da Educação foi mandada de volta AGORA às escolas de origem sem nenhuma satisfação.

Por tudo isto, outras que lá vão e muitas que estão para vir, não há nada de bom a esperar de QUATRO ANOS deste Ministério sem nenhuma Educação.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?