quarta-feira, abril 26, 2006

 

O Que É Nacional Não É Bom?

O Serviço de Informações de Segurança produziu mais um relatório. (Eu nem sabia que ainda havia disso... O SIS, quero eu dizer!)

Informa ele então que "há cada vez mais jovens a aderir a movimentos nacionalistas".
O que se traduz num "factor de risco efectivo", não sendo porém uma "ameaça para a democracia portuguesa".

O que suscita algumas questões.

1 - Qual o alarme de haver "cada vez mais jovens a aderir a movimentos nacionalistas"? Isso não é bom?
Não passamos uma fase flat e estúpida em que cada vez mais percebemos menos o que temos em comum e o que nos une como povo? Não é bom haver juventude a aderir ao nacionalismo?
2 - Qual a razão aparente para que só o extremismo de esquerda possa vingar em Portugal?
(Ainda estou hoje a tentar perceber como um PSR se sentou no Parlamento democrático do meu País.)
Coitadinho do extremismo de direita, que em Portugal nem direito tem de constituição, associação ou expressão.
Coitadinho.
3 - Qual o motivo para considerar que o "nacionalismo" é um fenómeno "de direita"? (Vão ver à Bolívia e venham cá contar!)
Na volta, as claques de bola estão é a ser infiltradas por trotskistas barbichudos ou por maoístas encadernados.
4 - De que provas complementares precisamos para estabelecer de uma vez a correlação entre a obssessão clubista e a atrofia mental?
5 - Deve falar-se de "factor de risco" quando se fala em grupos nacionalistas?
É que eu conheço essa dos "factores de risco" da alimentação rica em gorduras saturadas... Ou do fumo de tabaco sem juízo. Ou de não beber leitinho na conta devida...
E não quer dizer que se esses grupinhos aumentarem eu passo a ter osteoporose, fico hipertenso ou fico com os dentes amarelos...
6 - Como não são "perigo para a democracia", para a minha democracia diária, movimentos que pregam a segregação e a violência? (Não, por acaso não estava a falar do Bloco de Esquerda, mas é uma associação interessante...)
É que não me livro de um destes dias ser eu "a etnia" ou o "grupo social" brindado no caritativo sorteio caucasiano... E lá estou eu na mira desses democratas.
7 - O que é que eu beneficio - a sério! - em ter ao meu serviço o SIS?
Não, não estou a dizer "ter um Serviço de Informação", estou a dizer... o SIS! e mais as suas brilhantes conclusões, superiormente esgalhadas.

A resposta a estas e outras questões igualmente pertinentes, talvez no próximo relatório.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?