quinta-feira, abril 20, 2006

 

Reacção para Lamentar

Ficaram mais sossegados os cidadãos ao saber que os Srs. Deputados da Nação, seus eleitos e representantes democráticos, reuniram em seminário sob o tema "Ética e Política".
E mesmo que o referido seminário soasse um pouco a Baile Anual da Associaçao Recreativa (realizou-se como comemoração dos 10 anos da Comissão de Ética do Parlamento), foi uma iniciativa digna de louvor.

...Sendo que este seminário teve lugar coladinho à vergonhosa falta de quorum para diversas votações em Plenário, registada com estupefacção pelo País dois dias antes, o que lhe conferiu um simbolismo acrescido.

Mas notável foi a forma como os diversos partidos "com assento" reagiram ao referido vergonhoso episódio, encharcados ainda do espírito ético da participação no encontro.

Antes de todos, reagiu o Sr. Presidente da Assembleia da República Dr. Jaime Gama.
Este Sr., já chamado "Peixe de Águas Profundas" ( "Limpa-Fundos", para os amigos), desafiou os Deputados a propor reformas para o seu regime estatutário, aproveitando a maré reflexiva.
Mais. Achou o Sr. que os líderes parlamentares deveriam aproveitar a oportunidade do colóquio "para transporem para a opinião pública as ideias que têm sobre estas matérias e as propostas concretas de reforma que serão capazes de apresentar". Isto é, deveriam, em vez de aproveitar o momento conjunto de auto-reflexão (?), aplicar-se a passar as suas mensagens publicitária individuais para o público atento!
GANDA ÉTICA!!

Regiu também o líder da maioria PS, Dr. Alberto Martins.
Propõe o Sr. que o Parlamento tenha menos sessões plenárias por semana (isto é, daquelas cujas presenças foram controladas!!) "e que estas sejam reservadas para o debate mais político, sem debates extremamente técnicos, jurídicos, legislativos". Que as sessões plenárias devem ser dedicadas ao "debate que privilegie a oralidade, a reflexão espontânea e o confronto".
O que interessa manter no Hemiciclo é portanto a "converseta", a "boca mandada" e a "porrada".
Ou seja, fica no Hemiciclo a lavagem de roupa suja politico-partidária e para as Comissões Parlamentares o debate estruturado e aprofundado (?...).
GANDA DIGNIFICAÇÃO DO PARLAMENTO AOS OLHOS DO CIDADÃO!!

Reagiu também o líder da bancada PSD, Dr. Guilherme Silva, Vice-Presidente da AR.
Segundo este Deputado, os responsáveis pelo sucedido são os Deputados... porque não assumiram que era melhor ter fechado o estaminé durante a Semana Santa!! - o que até era hábito acontecer.
Em contrição, analiza: "E depois ficamos admirados quando temos este resultado dos deputados não estarem lá. Fizemos tudo para que isso acontecesse". E tem toda a razão. Em qualquer local de trabalho só se contabilizam faltas se se estiver em laboração! Se o estaminé estiver fechado, não há faltas!!
Este homem é um génio!
Segundo o Sr., os deputados só não tomaram a decisão de fechar o Parlamento porque não quiseram ser rotulados como "malandros".
(Estratégia de total sucesso, aliás. Hoje, de facto, não são rotulados de"malandros"; são-no de "malandros baldas".)
GANDA SERIEDADE!!

Os Srs. continuam a achar que são uns sacrificados por estar onde estão...
E nós continuamos contentes, com estes ricos momentos de reflexão (?) em que se acaba ainda pior do que se começou.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?