sábado, maio 06, 2006

 

O Estoirado

De acordo com uma entrevista do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros Dr. Freitas do Amaral ao 'Expresso', o senhor, coitado, anda "completamente estoirado".

Por tudo.
Muita viagem, muito cocktail, muita cimeira, muita reunião, muito bacalhau distribuído,... tudo sobre um homem só e não há quem aguente.

Por um lado, não é surpresa.
Que o cavalheiro tem sérios "problemas de coluna", é sabido e bom de ver por qualquer um que o olhe nos olhos.

Mas por outro, é surpreendente que um Ministro de 64 anos, (jóia da coroa de um "Governo-Arca de Noé") esteja já fora de prazo e incapaz de andar aos figos.
Deve ser muito surpreendente... Pelo menos para quem votou na trupe.

Bem pôde o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros ameaçar com uma conferência de imprensa (que nunca chegou a dar!!) "para desmentir o título" da notícia do 'Expresso': "Freitas está cansado do MNE".
É que mesmo que o título em causa estivesse baptizado pela fome de vender jornais (que a vida está má para a imprensa), a entrevista foi considerada pelo Sr. Ministro “leal e correcta”!!
Pelo que o seu deplorável conteúdo estaria em conformidade com as alarvidades confidenciadas pelo titular dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Pelo que, nem sequer o título do 'Expresso' estaria tão desfazado assim. Uma vez que, de facto, "Freitas está cansado NO MNE"!
...Pelo que não precisava de ter ficado "absolutamente possesso", segundo "fonte governamental" (sic).

Claro que tinha de vir ao barulho o Sr. Primeiro-Ministro Engº José Sócrates, defender a(o) sua(seu) dama(interesse político!).
Apelidando de "abusivo e absurdo" o título da notícia e afirmando contra todas as evidências a "infelicidade do 'Expresso'" e não a do seu Ministro.
E deixando patente a atrofia mental de quem não distingue os conceitos de "transcrever" e "traduzir"(?) - como é verificável aqui, aqui ou aqui.

Parece, por fim, que o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros coloca descaradamente a possibilidade de "já não estar no Governo durante a próxima Presidência portuguesa da União Europeia, ou seja no segundo semestre de 2007".
Não é que faça muita falta, mas, SE CALHAR, os portugueses gostavam, de vez em quando, de não serem comidos por parvos e de ter notícias em primeira mão: sobre quem vai ou fica, sobre com quem se conta ou não, sobre de quem se deve esperar alguma coisa ou nem por isso.
Porque visto daqui, os senhores tanto já definiram o plano de aposentação do Sr. Ministro, que se calhar desde a sua anormal aceitação da pasta no Governo que a sua saída está agendada e contratada.
...E nós a gastar cera com este defunto enquanto os "estoirados" nos gozam à força toda!!

Mas acima de tudo que passe, permanecerão duas verdades lapidares da boca do próprio Dr. Freitas do Amaral por estes dias: na vida política já fez "tudo aquilo que se pode fazer" e já não precisa "de provar mais nada".
De acordo.
Boa viagem.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?