quinta-feira, maio 04, 2006

 

O.K., Administração Interna Não É Economia, Mas...

Foi o bom e o bonito no Bairro da Torre, lá para Camarate, em Loures.

Segundo a imprensa, a operação "Torre de Controlo", integrada no combate policial ao tráfico de armas, mobilizou 600 efectivos, entre "operacionais, de apoio e autoridades judiciárias".

Como resultado de um dia no campo, a PSP deteve 10 pessoas e apreendeu 19 armas de fogo.

Pois...
Mas isso é bom ou é mau?

Eu percebo a argumentação de que uma única detenção feita ou uma única arma de fogo apreendida é uma vitória incontestada para as forças policiais e para a segurança dos cidadãos!
Mas também sei que o Sr. António Costa é Ministro da Administração Interna, não é da Economia e que por isso talvez não perceba bem o conceito de relação custo/proveito.

Porque 600 efectivos da polícia empatados um dia inteiro para apreender 19 armas de fogo é obra! (Dá EM MÉDIA 32 agentes para encontrar uma arma!!)
600 efectivos da polícia para deter 10 pessoas é uma grande obra! (Porque sendo só dez entre homens e mulheres ciganos - um deles um infeliz que estava evadido de Bragança onde cumpria pena por roubo!!! - supõe-se: 1º que não houve "19 apreensões de armas" mas que elas foram encontradas para aí em meia-dúzia de buracos se tanto, aos molhinhos; 2º que não houve "10 detenções" pelo Bairro fora, mas que foram realizadas todas num local ou dois, numa casa ou duas.)

Porque, atenção!, foram realizadas 138 buscas domiciliárias no Bairro, autorizadas por mais de 200 mandatos judiciais!!
Com o que isto é de juízes a assinar papel, batedores a marcar casas, GOE a mandar abaixo portas e polícia a revolver casas!
138 buscas domiciliárias!!!
Com este resultado...

Mas nem era precisa esta conversa toda.
Bastava observar o espremidinho da Operação que foi feito para perceber o seu flop.
Listar, além da categoria das 19 armas, a apreensão de "dois silenciadores, 22 carregadores e 500 munições" é muito ilustrativo.

O Governo, o Ministério da Administração Interna e especialmente o Sr. Secretário de Estado, Dr. José Magalhães, não podem estar mais contentes com o resultado da Operação, considerando-a mesmo este último uma "machadada" no problema e que o Governo está a "debelar de forma significativa a raíz do fenómeno".
Ele lá saberá.
Em caso de fazer asneira, terá sempre aberta a possibilidade de regresso ao comentário televisivo.

Certo, certinho, é que o que me preocupa é o Estado em que estamos e o alegrotes que estas paneleirices nos põem.
Do destino dos senhores quero saber tão pouco como do boi que no meio da refrega foi encontrado, decerto que atónito com a agitação, numas traseiras, num curral.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?